Boilers Utilizações e Como funcionam

Gostou? compartilhe!

Boilers são estruturas de tamanhos variados, que servem principalmente para manter o aquecimento de água para uma residência ou empresa. Os boilers são muito utilizados em diversos locais, principalmente comerciais, que necessitam de aquecimento de água quase que constante, em uma distribuição contínua. É o caso muitas vezes de condomínios, hotéis, pousadas e campings que possuem aquecimento central de água, e a distribui a todos os cômodos sempre que necessário. Os boilers cresceram em importâncias nos últimos anos, quando houve um aumento significativo na busca por energia renovável e limpa, principalmente a energia solar. Como a energia solar é recebida apenas durante o dia, os boilers seriam responsáveis por manter o aquecimento da água durante o tempo sem a luz solar, possibilitando que essa energia seja utilizada para o aquecimento da água em larga escala.

 

Um dos principais motivos para a utilização de boilers é mesmo a economia obtida, já que a energia de manutenção do boiler em funcionamento para a retenção do calor em determinada porção de água é bem menor do que a energia necessária (seja ela solar, elétrica, a gás ou qualquer outra) para o aquecimento decentralizado e ocasional da água, em todas as suas utilizações no cotidiano daquele estabelecimento ou residência.

Como funcionam

Basicamente os boilers são grandes tanques de água, que possuem a função primordial de recipiente. Possuem resistências de baixo consumo em sua estrutura, para que a manutenção da temperatura da água possa ser mantida o tempo todo e sempre com economia. Mas para que essa manutenção da temperatura da água possa requerer o mínimo de recursos e de energia (que é justamente o que se deseja na instalação desse item), os boilers contam com uma estrutura dotada de diversos tipos de materiais isolantes, para que no seu trabalho contínuo a perda de energia seja mínima, e o trabalho das resistências seja minimizado.

O seu posicionamento deve ser sempre o mais próximo possível dos pontos de consumo, para evitar que haja perda de calor da água no caminho até o seu local de destino. Se o boiler estiver abastecendo diversos pontos, uma posição centralizada e um encanamento apropriado devem ser providenciados, ou toda a estrutura e trabalho do equipamento não terão o resultado em economia desejado. Normalmente as empresas que comercializam e instalam esse tipo de equipamento possuem consultores e profissionais habilitados para a orientação correta do posicionamento e instalação mais adequados para cada local.

 

 

 

Principais características

As resistências dos boilers não são, via de regra, utilizadas como o sistema de aquecimento principal, especialmente em estabelecimentos comerciais e industriais. Ele é acompanhado de um sistema de aquecimento elétrico, solar ou a gás, que realiza o aquecimento da água que será mantida e acondicionada no boiler. Esse sistema possui ainda um termostato regulável para controle e manutenção, dotados de capacidades variáveis de acordo com a sua utilização, em residências ou grandes áreas comerciais ou industriais.

Para que o seu funcionamento seja ideal, a estrutura do boiler é de grande importância. Normalmente eles são constituídos em chapas de aço inox ou outro material semelhante, que ofereça a resistência e a durabilidade necessárias, garantindo aos clientes um custo benefício adequado. O isolamento pode ser realizado com diversos materiais (como espumas de poliuretano), e deve sempre ser minuciosamente verificado para que a economia necessária seja alcançada, e a satisfação no uso do boiler justifique a sua aquisição. Um revestimento externo é ainda aplicado, para garantir a proteção das camadas de isolamento térmico, e proporcionar um acabamento limpo e permitem a utilização externa dos boilers, não importando as variações das condições atmosféricas.

A resistência

 

No coração do sistema do boiler estão as resistências que suportam o seu funcionamento, que permitem que ele mantenha o aquecimento da água e realize todo o trabalho de distribuição de água sem perdas. As resistências necessárias mais utilizadas para esse equipamento são as tubulares para imersão, que ficam em constante contato com a água e possuem excelente desempenho. Os tubos da resistência tubular para imersão e sua caixa de ligação são confeccionados em material selecionado para proporcionar uma transmissão de energia térmica excepcional, além de uma durabilidade estendida. O material utilizado garante ainda o baixo custo dessas resistências, que são responsáveis em grande parte pelo bom custo-benefício dos boilers.

Utilizações

Os boilers são muito conhecidos por seu uso residencial e na rede hoteleira, para garantir a economia no consumo de água quente. Mas podemos encontrá-los em diversos tipos e tamanhos em indústrias e fábricas, que utilizam boilers como forma de manter diversos tipos de líquidos na temperatura ideal de utilização.


Publicado em: 14/02/2017

Gostou? compartilhe!