Máquinas Injetoras

Gostou? compartilhe!

Com a quantidade de utensílios domésticos de diferentes materiais utilizados hoje em dia, as máquinas injetoras são cada vez mais empregadas nas indústrias e fábricas, pela sua praticidade e capacidade de produção múltipla em uma única operação, não necessitando de quase nenhuma intervenção humana para operar corretamente depois de configurada. Há hoje no mercado diversos tipos e máquinas injetoras, muito mais modernas e úteis que as primeiras unidades desse tipo de máquina e que podem gerar muito mais lucratividade para uma produção. Além dessas novas e poderosas máquinas serem mais eficientes e necessitarem bem menos de manutenção, elas são capazes de trabalhar com diferentes tipos de moldes e produtos, como por exemplo as máquinas multicolores, que conseguem produzir utensílios e objetos de diferentes cores, devido a capacidade de separar e diferenciar os corantes envolvidos no processo.

 

Como funciona a máquina injetora?

A máquina injetora será mais eficiente quanto mais tarefas ela conseguir executar ao mesmo tempo. Ela em essência já representa uma solução única em múltiplas funções, já que não apenas recebe os moldes e a matéria-prima, mas controla todas as variáveis necessárias para o sucesso de cada produção. Essas ferramentas potentes, apesar de versáteis são produzidas para trabalhar com moldes de injeção específicos, personalizados para cada produto que deverá sair do estágio final de produção. É essa especificidade que garante a execução precisa da atividade programada para a produção, com o material e produto que a máquina foi destinada. Essa destinação singular confere desempenho e confiabilidade em toda a sua vida útil.

O controle da temperatura para a fusão do material envolvido na produção é realizado por sensores e controladores existentes dentro da própria estrutura de cada máquina, que enviam às resistências de alto desempenho a quantidade ideal de energia, que finalmente é transformada em calor. É esse processo de superaquecimento das resistências elétricas para máquinas injetoras especiais que torna possível uma injeção precisa e de qualidade.

Fica evidente que durante todo o processo, desde o recebimento da matéria líquida que se transformará através da máquina, até a expulsão do produto final, a máquina injetora é responsável por controlar as variáveis e automaticamente corrigir os erros de produção, inclusive os erros de forma final, que devem ser observados e ajustados. Por isso a escolha dessa máquina não deve apenas levar em consideração as dimensões necessárias para a produção, e sim a procedência do fornecedor a qualidade final do produto.

O que levar em consideração para a compra?

A pesquisa para a compra de uma máquina injetora deve ser minuciosa. Temos no mercado brasileiro máquinas importadas e de produção nacional, em ambas havendo variações de qualidade e muita oscilação de preços. A recomendação é não comprar máquinas usadas para a sua produção, a não ser que você confie plenamente no fornecedor e que as condições e características da máquina injetora de segunda mão sejam completamente compatíveis com os moldes injetores e com a produção pretendida. Quanto à compra em revendedoras, deve-se analisar fatores como reputação, posicionamento no mercado, clientes conhecidos e, por fim, a qualidade da máquina injetora testada e aprovada pelos responsáveis pela produção. A precisão na manutenção do design, a estabilidade e o custo de manutenção da máquina são apenas alguns fatores a serem observados com clareza e meticulosidade.

Onde comprar?

Como na maioria dos produtos à venda hoje no mercado, a consulta e a pesquisa pelo site das principais desenvolvedoras de máquinas injetoras são desejáveis. Nesses sites há informações e dados sobre as máquinas e sobre a produção que muitas vezes os vendedores ou promotores deixam passar, e essa pesquisa na internet pode ser um início para a sua escolha. Com certeza no planejamento da sua produção ou nos demais setores da sua fábrica já devem haver referências sobre distribuidores e fabricantes de máquinas injetoras, e profissionais da área sempre possuem nomes em mente de marcas conhecidas. Combinando a sua pesquisa com a referência de outros contatos e pessoas da área, com certeza será possível determinar um pequeno grupo de melhores escolhas, para que a produtividade supere as expectativas iniciais do seu projeto. Temos como um dos principais importadores de maquinário a empresa M&M, e como exemplo de produção nacional a LGMT, além da Manutenção de Suprimentos, especializada na manutenção de máquinas e no fornecimento de peças.


Publicado em: 14/02/2017

Gostou? compartilhe!