Técnica permite impressão de peças plásticas durante a moldagem por injeção

Gostou? compartilhe!

Uma nova técnica de manufatura permite a impressão de peças plásticas já durante a moldagem por injeção. A imagem a ser aplicada é primeiramente impressa sobre a superfície do molde e então transferida para a superfície da peça durante a moldagem por injeção.

A impressão, pintura ou revestimento de peças plásticas frequentemente requer operações pós-moldagem que geralmente incluem uma modificação em sua superfície. Os processos adicionais de manipulação e transporte incorrem em custos consideráveis. Um novo processo de impressão no interior do molde oferece uma alternativa a essa situação. Nesse caso, a imagem a ser aplicada é primeiramente impressa sobre a superfície do molde e então transferida para superfície da peça plástica durante a moldagem por injeção (figura 1).

Não se requer um filme de suporte para a tinta, como o que é usado na rotulagem ou decoração no interior do molde.

O processo de impressão no interior do molde se inicia com uma impressora tampográfica posicionada próximo à injetora (foto). Ela transfere a tinta para a superfície do molde de injeção aberto. A almofada feita com borracha de silicone elástica permite uma transferência indireta e com formato flexível da tinta desde o clichê até o molde de injeção. Finalmente, o filme colorido é submetido à contra-injeção pelo plástico fundido aquecido.

Após a sua solidificação, a peça é removida, juntamente com a tinta que adere a ela. Um sistema de manipulação que entra no molde de injeção aberto pode ser usado primeiramente para remover a peça moldada e então para imprimir uma nova imagem contra a superfície do molde usando a impressora tampográfica.O aumento de tempo de ciclo que se faz necessário é desprezível em comparação com o verificado sob as condições convencionais da moldagem por injeção.

Fonte: http://www.arandanet.com.br/midiaonline/plastico_industrial/2015/julho/index.php

A itaquá Resistências oferece uma grande linha de resistências industriais como, Resistência Cartucho, Resistências TubularesResistência Coleira MicaResistência Coleira Cerâmica,Resistências industriaisResistência para TamborResistência Micro Tubulares.


Publicado em: 14/02/2017

Gostou? compartilhe!