Tubos isolados com PU usados no transporte de líquidos

Gostou? compartilhe!

Devido às suas propriedades mecânicas e térmicas, tubos isolados com poliuretano têm sido usados há mais de quarenta anos. Tais tubos são caracterizados por sua resistência à pressão e a altas temperaturas, especialmente em aplicações envolvendo aquecimento e resfriamento de locais remotos.

O isolamento do tubo está assumindo importância cada vez maio dentro dos esforços para minimizar o consumo e perdas de energia. O uso mais comum de calor rejeitado por termoelétricas é um tópico altamente relevante. Mesmo hoje é muito frequente que esse calor escape sem ser utilizado, a partir de torres de resfriamento e das descargas feitas em rios.

Os tubos isolados com poliuretano são ideias para o transporte de líquidos que apresentem temperatura diferente em relação à do ambiente que o cerca. Se for usado um plástico reticulado, resistente ao calor, no duto interno que conduz esse líquido, então todo o conjunto do tubo, incluindo-se o isolamento e a luva protetora, podem ser acomodados de maneira muito flexível. Esse tipo de tubo é utilizado em aplicações de aquecimento e resfriamento para locais remotos distribuição geotérmica, de biogás e água quente. Ele também é usado em redes de distribuição de ar condicionado e água gelada, bem como em instalações à prova de congelamento.

Fonte: arandanet


Publicado em: 14/02/2017

Gostou? compartilhe!