Mecanismo modifica a espessura de chapas na linha de produção


A Nordson EDI, representada no Brasil pela BY Engenharia (São Paulo, SP) desenvolveu um mecanismo de ajuste de ponto único, denominado SmartGap, que modifica as dimensões do lábio de matrizes destinadas à extrusão de chapas, permitindo a rápida configuração de diferentes modelos de semiacabados.


O ajuste da abertura do lábio é realizado mecanicamente pelo operador em um dispositivo localizado no final da matriz (foto acima) e afeta também o comprimento do lábio de saída do componente, modificando as pressões e contrapressões exercidas sobre e pelo material. Assim, segundo a empresa, a configuração de um lábio de saída curto, para a produção de uma chapa fina, ajuda a controlar a contrapressão em aberturas menores da matriz, reduz a deflexão e diminui a necessidade de passos intermediários. Já a configuração de um lábio de saída estendido, usado na produção de chapas grossas, eleva a contrapressão, ajudando a reduzir a expansão do extrudado.


De acordo com Marco Antonio Gianesi, diretor da BY engenharia, o SmartGap posibilita o trabalho com espessuras no intervalo de 10 mm (somado a partir da menor espessura da matriz). O mecanismo pode ser usado no processamento de chapas feitas de materiais olefínicos e estirênicos com até 2.150 mm de largura e de filmes com até 2.000 mm. Segundo Sam G. Iuliano, tecnólogo-chefe da Nordson EDI, a companhia planeja ampliar no futuro a gama de larguras, espessuras e materiais que podem ser processados com a tecnologia SmartGap.


Disponível apenas em novas matrizes, o mecanismo elimina paradas para a troca dos componentes do lábio e também reduz o tempo necessário para a mudança da configuração da máquina durante a confecção de diferentes modelos de chapas.


Fonte: http://www.arandanet.com.br/midiaonline/plastico_industrial/2015/junho/index.php

 
https://www.itaquaresistencias.com.br/?gtm_debug=1648039348435