top of page

Resistência Cartucho

Atualizado: 24 de jan.

O que é Resistência Elétrica Cartucho?

Um cartucho de resistência é um dispositivo de aquecimento elétrico que consiste em um elemento resistivo em forma de tubo, geralmente feito de aço inoxidável, com fios de resistência enrolados em torno dele. Resistencia Cartucho é amplamente utilizado em coladoras, seladoras e no setor plástico.


Tipos de Resistência Elétrica Cartucho

A Resistência Elétrica Cartucho é fabricada nas versões Carga Alta e Carga Baixa que são aplicáveis ​​a diversos setores da indústria, como indústrias de plástico, alimentícia, química, fundição de galvanoplastia.


Resistência Elétrica Tipo Cartucho de Baixa Carga

As  Resistências Elétricas Tipo Cartucho de Baixa Carga são indicados para aplicação em moldes, estamparias, estampagem a quente, injetoras e extrusoras, sendo inseridos em furos correspondentes ao seu diâmetro externo e comprimento. Também podem ser fixados em caixas metálicas, sendo utilizados para desumidificar painéis de controle ou quaisquer painéis que necessitem de desumidificação interna para proteger sua integridade elétrica.




Resistência Elétrica Tipo Cartucho de Alta Carga

O Cartucho Resistência Alta Carga é desenvolvido com materiais de alta qualidade, nacionais e importados, que garantem um produto uniforme e de alto padrão para as situações mais delicadas. É ótimo para quem precisa de um aquecimento extremamente eficiente e potente, pois possui uma densidade de watts muito alta mesmo com dimensões compactas e pequenas.




As Resistência Cartucho são produzidas em diferentes comprimentos de tubo, comprimento de cabo, potência, tensão e Ø

Comprimento do cabo-300mm ou medida superior

Comprimento do tubo-50mm,75mm,100mm etc.

Tubo Ø-9,5mm 6,35mm 9mm 8mm 12,7mm etc.

Potência 105w 70w 90w 170w 100w 150w 140w 240w etc.


Processo de Instalação da Resistência Elétrica Cartucho

A Carga Alta é aplicada principalmente em moldes de injeção de plástico, máquinas de corte e soldagem, moldes e estampas e máquinas de calçados. É ótimo para quem precisa de um aquecimento extremamente eficiente e potente, pois possui uma densidade de watts muito alta mesmo com dimensões compactas e pequenas. Além disso, transmite temperaturas de até 700°C, é especialmente resistente a vibrações e choques mecânicos, possui alto isolamento térmico e excelente durabilidade, trazendo custo-benefício e bons níveis de investimento para qualquer cliente.


A Carga Baixa é aplicada em cilindros rotativos, painéis de controle e extrusoras. Também pode ser fixado em caixas metálicas, sendo utilizado para desumidificar painéis de controle ou quaisquer painéis que necessitem de desumidificação interna para proteger sua integridade elétrica.

Em geral esta resistência não pode ser conectada ao ar livre. Ele deve ser conectado dentro do orifício da máquina e encaixado perfeitamente nele. Se houver folgas, ele não consegue transferir o calor dissipado para a máquina, resultando em perda de eficiência e também na queima da resistência. É muito importante usar pasta térmica durante a instalação. A resistência do cartucho funciona através do efeito Joule, que é a conversão de energia elétrica em calor. Quando uma corrente elétrica passa pelos fios de resistência da resistência do cartucho, há resistência ao fluxo de elétrons gerando calor no processo. Este calor é transferido para o elemento de aquecimento em forma de tubo, que por sua vez transmite o calor ao meio que está sendo aquecido.


Material utilizado para Resistência Elétrica Cartucho

O Cartucho Carga Baixa é feito com contato mais manual, e seu tubo externo já vem no tamanho especificado pelo cliente, sem a necessidade de endireitar ou prensar. Internamente, seu corpo vem com um tubo cerâmico com cavidades onde é inserida uma espiral como resistência elétrica em fio kanthal 80/20 com pó de óxido de magnésio para preenchimento e seu isolamento dielétrico. Em sua conexão é montado com fios revestidos com fibra de vidro para suportar e proteger sua integridade da alta temperatura onde será utilizado.


A Resistência do Cartucho de Alta Carga é fabricada em tubo de aço inox 304, contém fio interno kanthal 80/20, isolado por poder de óxido de magnésio, também contém sinalização elétrica e de superfície quente e cabos de baquelite, possui porcelanas refratárias e fios de conexão para alta temperatura feito de fibra de vidro e cobre.


Como Manter a Resistência Elétrica Cartucho

A manutenção de um aquecedor envolve a inspeção regular do elemento de aquecimento em forma de tubo em busca de sinais de desgaste ou resistência. Se houver sinais de danos, é importante substituir imediatamente um elemento de aquecimento para evitar potenciais problemas de segurança ou redução do desempenho de aquecimento.




Conclusão

Então, se você deseja aquecer uma área com precisão, conte com a Itaquá Resistências e solicite um orçamento desta peça. Feito com cuidado e atenção, busca maximizar os resultados de qualquer segmento industrial, garantindo conforto, tranquilidade e segurança no seu dia a dia e acelerando sua expansão e crescimento. Em resumo, a resistência cartucho de é um versátil dispositivo de aquecimento elétrico utilizado em uma ampla variedade de aplicações industriais. É importante selecionar o tipo certo de cartucho resistor para uma aplicação específica e realizar manutenção regular para garantir um desempenho seguro e confiável.





bottom of page